a) A Escola e o Diretor
A escola é organizada com a
finalidade de atingir certos objetivos, os quais dão sentido à organização
escolar e orientam conseqüentemente a tomada de decisões, portanto, quem quer
que se proponha a trabalhar em uma escola precisa procurar informar-se sobre
seus objetivos e, na mediada do possível dar sua própria contribuição para o
aperfeiçoamento dos mesmos.
O diretor de escola exerce uma
função bastante complexa, em que se podem distinguir pelo menos três aspectos:
* Autoridade escolar, é responsável por tudo
que se passa na escola, muitas vezes representa a própria escola.
* Educador, participa das atividades de seu
estabelecimento de ensino tendo papel fundamental na formação dos alunos.
* Administrador,
compete ao diretor assegurar a organização e o planejamento dos esforços, além
de avaliar.
b) O Diretor como líder da Escola
O diretor não é
meramente um administrador, atua também na posição de líder, a escola exige um
tratamento mais refinado e as atribuições do diretor, que incluem outros
aspectos além de apenas dirigir a escola.
c) O Professor como Líder da
Escola
A educação é claramente
um trabalho de equipe, que produz muito mais quando feito com entrosamento que
basicamente uma questão administrativa, porém todos devem participar do esforço
de coordenação. Participar da coordenação do trabalho é uma responsabilidade
irrecusável de todo professor.
d) Supervisor Pedagógico
È co-responsável pela construção de
uma equipe escolar coesa e engajada, exercendo seu papel com autonomia e
gerenciando os resultados obtidos pelo desempenho escolar dos alunos, usando as
ações planejadas pelos docentes na melhoria do fazer pedagógico.
e) A
supervisão dirige-se ao ensino e à aprendizagem.
O Supervisor é o sujeito que faz a
leitura da escola na sua totalidade, no mundo globalizado. É o líder de
comunidades formativas numa escola reflexiva, crítica e competente.
O trabalho do Supervisor Educacional
é traduzir o novo processo pedagógico na sociedade mundial globalizada,
construindo alternativas que coloquem a educação a serviço do desenvolvimento
de relações verdadeiramente democráticas.
A Supervisão passa de escolar para
pedagógica e caracteriza-se por um trabalho de assistência ao professor em
forma de planejamento, acompanhamento, coordenação, controle, avaliação e
atualização do desenvolvimento ou processo de ensino-aprendizagem.
O supervisor tem inúmeras funções,
sendo:
ü
Organiza
eventos, executa planejamentos.
ü
Planeja
horários de trabalho coletivo.
ü
Organiza
reuniões pedagógicas.
ü
Incentiva
o estudo de princípios metodológicos.
ü
Avalia o
processo ensino-aprendizagem.
A Supervisão Pedagógica possui
funções múltiplas e significativas que se desenvolvem como:
a)
Preventiva –
consiste em acompanhar o processo pedagógico, a fim de obtermos resultados
positivos na melhoria do ensino-aprendizagem;
b)
Construtiva –
auxiliar o docente a superar suas dificuldades de maneira positiva e
cooperativa;
c)
Criativa –
estimular a iniciativa do docente, buscar novos caminhos, pesquisar e criar
novos recursos de ensino.
0 comentários:
Postar um comentário
Ser professor é ter o nobre ofício de exercer a arte de ensinar.