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sábado, 28 de dezembro de 2013

PARADIGMAS DA EDUCAÇÃO NA ATUALIDADE



PARADIGMAS DA EDUCAÇÃO NA ATUALIDADE

Para educação do século XXI, apresentado por Delors, aponta quatro grandes pilares para aprendizagem ao longo da vida; aprender a conhecer aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser, estes pilares de aprendizagem sustentam a proposta da declaração mundial sobre educação superior essa proposição vem ao encontro do paradigma da complexidade na busca da visão integral da pessoa, em todas as dimensões humanas, ou seja, intelectual emocional, social, física, profissional artística e espiritual.

A educação deve estruturar-se em torno de quatro aprendizagens fundamentais, que no transcurso de vida, serão para cada pessoa, em certo modo “pilares” do conhecimento.
Aprender a conhecer é o mesmo que aprender a aprender, para se beneficia das oportunidades oferecidas pela educação ao longo da vida.
Adquirir instrumentos de compreensão ao domínio dos instrumentos mesmo do saber, nem tanto à aquisição de conhecimento compreender o mundo que rodeia à pessoa. Observem suas capacidades profissionais.
Aprender a fazer é tornar a pessoa optar a enfrentar imensas situações e a trabalhar em equipe; não é somente uma qualificação profissional.
Como o ensinar ao aluno a colocar em pratica seus conhecimentos. Como adaptar o ensino ao futuro mercado de trabalho seja a evolução não é totalmente previsível. Como educar pra “aprender a fazer” em uma situação de incerteza, como participar da criação de um futuro melhor. Qual a grande responsabilidade do professor?
Aprender a conviver e desenvolver a compreensão de outro e a percepção das independências, realizarem projetos comuns, nos valores do pluralismo e da compreensão muita de paz.
É uma das principais empresas da educação. É preciso apostar por uma educação que permite evitar os conflitos ou solucionar o de maneira pacifica, comentando o conhecimento de outros, de suas culturas de sua espiritualidade.
Aprender a ser é desenvolver a compreensão do outro e a percepção das independências, realizarem projetos comuns, nos valores do pluralismo e da compreensão mútua de paz.
Os quatros pilares servem como principio organizador nesse processo de construção de competências e habilidades.
Na prática escolar cotidiana a participação de professores e alunos em projetos comuns aprendizagem de um método  de solução de conflitos e ser referencias para a vida futura dos jovens, enriquecendo a ralação de educadores e educandos.
A educação escola deve resolver e praticar tempos e ocasiões suficientes para iniciar desde muito cedo aos jovens em projetos cooperativos, em atividades esportivas, culturais e atividades sociais.
Aprendizagem não tem fim, desde quando nascemos até morremos estamos aprendendo nunca é tarde para aprendermos.
“Quando lançamos uma semente na terra, juntamos a ela a esperança e a certeza de que vai nascer uma planta”.
“Da planta, o fruto e do fruto, novos sementes”.
“mas é preciso acreditar e plantar com certeza de que mesmo que a longo prazo, a semente germinará”.

 
CONCLUSÃO
Por fim, os quatros pilares da educação envolvem o estimulo a aprendizagem e as possibilidades que se tem de aprender e usa o conhecimento se tem de aprender e principalmente as formas de educar.
 


REFERÊNCIAS
Delors Jacques. educação um tesouro a descobrir. 8 Ed S. Paulo; Cortez Brasília, DF; MEC; UNESCO 2003.

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Ser professor é ter o nobre ofício de exercer a arte de ensinar.