FAÇA SUA DOAÇAO AO BLOG

Adicione seu e-mail e você receberá nossas DICAS E TRABALHOS no seu e-mail:

Você receberá um Email, Clique no link para Confirmar.Portal Mais Professores

domingo, 23 de dezembro de 2012

A SOCIOLOGIA DE DURKHEIM



O texto inicia com referencia a Comte que é considerado o pai da sociologia, no entanto Durkheim é um dos primeiros grande teóricos, pois seus esforços buscavam construir a sociologia como disciplina cientifica. Na obra de Durkheim, publicada em 1895 a obra “as regras do método sociológicos” onde definiu os objetos da sociologia – os fatos sociais.
As três características dos fatos sociais:

a)      Os indivíduos pela educação internalizam as regras e vivem como se fossem habito comuns.
b)      A vontade dos indivíduos mediante adesão consciente exteriores aos indivíduos. Os fatos sociais são ao mesmo tempo carcitivos e dotados de existência exterior às consciência individuais. 
c)      Generalidade – os fatos se manifestam em sua natureza coletiva, ex: morada, comunicação, sentimentos, etc.
A objetividade do fato social segundo Durkheim deve ser neutro e não se deve enfim valores e sentimentos pessoais ao acontecimento a ser estudado o cientista precisa estudar também os fatos sociais que não são comuns a todos, como: crime, suicídio, etc.
A sociedade, segundo Durkheim apresenta estados normais e patológicos e doentios. O crime é normal e representa um fato social que pode ser encontrado em todo e qualquer sociedade. Assim a generalidade representa a vontade coletiva. É normal e aquele fato que não extrapola o limite dos acontecimentos mais gerais de uma determinada sociedade. Patológico são os fatos de uma determinada sociedade. Patológico são os fatos sociais que se efetivam fora dos limites pré-estabelecidos pela ordem moral e social vigente.
A consciência coletiva
Aparece na obra “da divisão do trabalho social” definida como conjunto das crenças e dos sentimentos comuns à media dos membros de uma mesma sociedade, assim o que é considerado moral, imoral, numa sociedade é definido pela consciência coletiva.
A Morfologia Social
È a classificação das espécies sociais com certa referencia às espécies estudadas biologia. Têm-se as características universais de uma mesma espécie. Durkheim considerava as sociedades justapostas e iguais, assim se identificou espécies sociais no passado e no presente. Guiado pela observação experimental estabeleceu a passagem da solidariedade mecânica para solidariedade orgânica como motor de transformação de toda e qualquer sociedade.
Ainda na classificação das espécies Durkheim explica que a normalidade pode se entendido em função do estagio social, ou seja, o que hoje é selvagem amanhã evolui e se torna civilizado, passa-se por fases e assim explica-se as formas diferentes de sociedade coexistindo as classes inferiores e superiores.

Durkheim e a Sociologia
Positivismo- define o objeto de estudo e reconhece a existência de princípios reguladores do mundo físico e do mundo social.
Mundo Físico – São os acontecimentos exterior do mundo
Mundo Social – São os acontecimentos relacionados as questões humanas, tenta constituir o objeto de estudo com método definidos e ilabor conceitos à luz das ciências naturais – física, química, biologia.

A sociologia Cientifica
Adotou uma postura empírica, ou seja, os fatos sociais são testados, mensurados e relacionados através de dados coletados diretamente pelo cientista.
Além da generalidade, Durkheim distinguiu as diferentes instancias da vida social e seu papel na organização social, como educação, família e a religião. E que se relaciona o geral e o particular. Em vistas de todos esses aspectos tão relevantes e inéditos, os limites antes impostos pela filosofia positivista perderam sua importância fazendo dos estudos de Durkheim um constante objeto de interesse da sociologia contemporânea.

0 comentários:

Postar um comentário

Ser professor é ter o nobre ofício de exercer a arte de ensinar.