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domingo, 23 de dezembro de 2012

AS METODOLOGIAS DA ARTE NA EDUCAÇÃO BASICA NA CONTEPORANIDADE NORMATIZADA



A referência importante para a compreensão do ensino da arte no Brasil é a célebre Missão Artística Francesa trazida em 1816, por dom João VI. Foi criada, então, a Academia Imperial de Belas-Artes, que após a proclamação da republica, passou a ser chamada de escola nacional de Belas Artes.
A partir dessa epoca, temos uma historia do ensino de artes com enfase no desenho, paulada por uma concepção de ensino autoritaria, centrada na valorização do produto e na figura do professor como dono absoluto da verdade.

Surge na decada de 1930, com influencia ampliada nos anos de 1950 e 1960 pelos ainda recentes estudos sobre a criatividade, o movimento denominado escola nova, já presente na Europa e nos Estados Unidos desde o final do seculo XX. A influencia da pedagogia centrada no aluno, nas aulas de artes a influência da Pedagogia centrada no aluno, nas aulas de Artes, direciona o ensino para a livre expressão e valorização do processo de trabalho. O papel do professor era dar oportunidades para que o aluno se expresse  de forma espontânea e pessoal que vinha a ser a valorização da criatividade como máxima no ensino de Arte dentre os teoricos que fundamentaram a pedagogia destacam-se John Dewey, Viktor Lowenfeld e Aerbet Read, no Brasil Mario de Andrade colecionou desenhos infantis, e artistas como Anita Malfatti, Flavio de Carvalho e Augusto Rodrigues.
De fato, uma série de desvios vem comprometendo o ensino da arte. Ainda é muito comum as aulas de arte serem confundidas com lazer, terapia, descanso das aulas “serias”, o momento para fazer a decoração da escola, as festas, comemorar determinada data cívica, preencher desenhos mimeograficos ou retirados do computador, fazer o presente do dia dos pais, pintar o coelho da pascoa e a arvore de natal, entr outros.
A nova Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional. (LEI 9.394/96) aprovada em 20 de dezembro de 1996, estabelece em seu artigo 26, paragrafo 2:
“O ensino da arte constituirá componente curricular obrigatorio nos diversos niveis da educação basica, de forma a promover o desenvovilmento cultural dos alunos”.
A arte na educação pode traduzir um meio de resistencia e representatividade social pois, mantem a criança livre para expressar, através do seu corpo linhas e pinceladas, ideias, sentimentos e capacidades, posibilitando chance de desenvolver sua autonomia, auto-estima e segurança para falar e expresar suas ideias.



CONCLUSÃO
O objetivo artistico, é ele proprio, uma metafora e, por isso, se faz imargem que mostra de um modo ou outro aos nossos sentidos o pensamento, sentimento das coisas, resgatando em nós uma surpresa ao vê-las.
Por tanto a cognição contemporanea é a aprendizagem inventiva, ou seja normatizada.

“Arte é a contemplação: é o prazer do espirito que penetra a natureza e descobre que ela tambem tem uma alma é a missão mais sublime do homeme, pois é o exercicio do pensamento que busca compreender o universo, e fazer com que os outros o compreendam”.
(AUGUSTE RODIM)

REFERENCIAS
·         BARBOSA, Ana mar Tavares Bastos. (Teoria e Pratica da Educação Artisticas) 1975.
·         PARAMETROS CURRICULARES NACIONAIS: Arte (PCN) 1997
·         BAUMGART, Fritz (Breve historia da arte tradicional (Marcos Holler) 1994
·         COLI, Jorge (O que é arte) 2000
·         DELEUZE, Gilles – conversações ed. 34, 2001.

 


 

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Ser professor é ter o nobre ofício de exercer a arte de ensinar.