FAÇA SUA DOAÇAO AO BLOG

Adicione seu e-mail e você receberá nossas DICAS E TRABALHOS no seu e-mail:

Você receberá um Email, Clique no link para Confirmar.Portal Mais Professores

domingo, 23 de dezembro de 2012

SINTESE: O Papel do professor



O papel do professor no processo ensino aprendizagem e face das continuas e rapidas mudanças advinha no decorrer do seculo XXI.
As informações nos chegam, hoje rapidamente e o que antes demorava uma decada para mudar, nos dias atuais ocorre da noite para o dia.
Dessa forma e diante da quantidade de informações da facilidade do acesso a estas, deve o professor conduzir o aluno de forma que possa o aprendizado ser muito e repleto de paixão, a paixão faz parte da vida. A vida é uma paixão eterna, aprender é uma constante e ensinar uma davida.

A segura e distanciamento entre professor e aluno, devem dar lugar a uma relação de carinho e proximidade. Uma proximidade tal que, o aluno seja levado a querer aprender.
Os docentes devem ser preparados, para a arte do ensinar. Não basta ser um bom pesquisador, necessario se faz que seja, tambem um bom transmissor de conhecimento.
Existem profissionais extremamente habilitados para militar em suas respectivas areas e ainda munidos de profundo conhecimento entretanto, limitados quando o assunto é transmitir seus conhecimentos.
Enfim o processo deve ser um aliado na construção do individuo, aluno e não simplesmente, um transmissor de disciplinas. O professor deve ainda estar apto as continuas mudanças de nosso dia-a-dia.
Deve reconhecer-se que o problema atual da educação das crianças e dos jovens, é um problema de toda a sociedade e de cada adulto. Temos toda uma responsabilidade com as gerações futura.
Durante muito tempo a escola foi vista como única fonte de saber capaz de assegurar prestigio e posição social.
Hoje embora continue a ter um papel importante, ela já não tem o monopolio do saber exclusivo ou seja atualmente, há já muitas outras fontes de informações igualmente crediveis. Nestas novas fontes de informações estão incluidas as novas tecnologias que são excelente meios para a construção do conhecimento.
A escola já não deve ser encarada como um espaço fechado e triste, mas sim como um lugar de prazer de aprendizagem para Tal, a contribuição do professor é fundamental.
O papel do professor não poderar limitar-se a uma comunicação, unilateral, entre este os seus alunos. Este papel tera de ser ativo e criativo, de forma a que a educação decorra numa ação cooperativa e onde haja espaço para a criatividade de alunos e professores.
Naturalmente que há sempre quem pense que o uso dos audiovisuais e dos media, no uso ato educativo, poderá por em risco o papel do professor como detentor ou transmissor do conhecimento.
O educador deve ser o aluno, já não como um auditor que deve transcrever e memorizar as mensagens, mas sim como um aprendiz que utilizando todos os meios disponiveis, constribuindo para sua propria aprendizagem.
O professor tem como papel fundamental estimular o ambiente educativo. Neste novo perfil de escola, o ensino tem de ser processor do nivel da coordenação e acompanhamento.
A filosofia propõe questionar a interpretação do mundo que temos , e procura búscar novos sentidos e novos anseios que possam ser dectado no seio da vida humana.
Ela trabalha para realizar esse projeto na pratica.assim, se o projeto for um grande trabalho.
o ser humano emrge no seu jeito sociais, são as ações, reações ou modos de agir , as condutas normatizandos as censuras, as convivencias sadias ou neuroticas, ás relações de trabalho, de consumo etc...que constituem práticas social e historicamente o ser humano.
o ser humano é social na medida em que vive e sobrevive sicialmente.

0 comentários:

Postar um comentário

Ser professor é ter o nobre ofício de exercer a arte de ensinar.