FAÇA SUA DOAÇAO AO BLOG

Adicione seu e-mail e você receberá nossas DICAS E TRABALHOS no seu e-mail:

Você receberá um Email, Clique no link para Confirmar.Portal Mais Professores

domingo, 23 de dezembro de 2012

RESENHA DO TEXTO AS CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DE JEAN PIAGET



O texto as contribuições da teoria de Jean Piaget para a pedagogia da Infancia é formado pela vida e obra de Jean Piaget um tratando de suas contribuições pesquisas sobre o desenvolvimento humano, em particular o desenvolvimento cognitivo. Paresenta a teoria do desenvolvimento moral e apresenta as duas fases disse desenvolvimento o hereronomia e o autonomia moral. E os estagios de desenvolvimento cognistos que são o estagio sensorio motor (de 0 a 2 ano estagio pre-operatorio (dos 2 aos 7 anos), o operações concretas ( dos 7 aos 11 anos) e o estagio das operações formais. Inclui no mesmo as criticas a teoria de Piaget e as epistimologia do conhecimento para explicar como se constroi a inteligencia humana.
A estrutura do texto vem dividida em cinco topicos que nos ajudam entende-lo:
No primeiro topico vai ressaltar a obra e vida do pesquisador Jean Piaget.

O segundo a teoria piagetiana sobre o desenvolvimento moral: da heteronomia moral e a autonomia moral.
O terceiro explica os estagios de desenvolvimentos cognitivos.
O quarto em mostrar as criticas à teoria piagetiana.
O quinto em esclarecer a epistimologia genetico e os processos de contruição do conhecimento.
A pedagogia da infancia é tratado como um ramo do desenvolvimento humano que segundo a autora tem contribuição nas pesquisas do biologo e psicologico Jean Piaget que estuda em particular o desenvolvilmento moral. Para Piaget (1984) “toda moral consiste em um sistema de regras e a essencia de qualquer moralidade esta no respeito as regras; que são duas fases do heterônomo autorironomia moral a serem diferenciados, dos 3 aos 9 anos é a fase da regra motora, 4 a 6 anos é a fase do egocentrismo, entre os 7 e os 9 anos, fase do cooperação nascente. Já a autonomia moral é a capacidade da criança para cooperar e entre outros, planos de cognição social, a interação entre iguais, a estrutura do pensamento moral Diaz. Aguado (1992).
O desenvolvimento cognitivo é dividido em estagio (1970,1973,2000) Piaget descreve os estagios e caracteristicas do desenvolvimentais desde o nascimento até o final da adolescencia Piaget (1973, 2000), definiu quatro grandes estagios 1º sonsorio-motor (0-2 anos), o estagio pré-operatorio (2-7 anos), operações concretas (7-12 anos)m operações formais (12-16 anos). O texto ressalta as criticas a teoria de Piaget segundo Laurencio (1994), as principais criticas feita a teoria de Piaget são: Subistimas a competencia da crinaça; estabelecer normas de idade desmintidres pelo fortes [...]
Flaviel  (1991)tem contribuições  fundamentais para a organização dos pratica educacionais, nomeadamente Para a pedagogia do infância.é muito importante compreender a forma como  a criança pensa em situações de aprendizagem.
É necessário sabemos que a aprendizagem é um processo de assimilação de conhecimento próprios dos alunos é nesse contexto que Piaget   associo assimilação e acomodação. A aprendizagem não resultou apenas de necessidades e interesse interna da criança, nem é um processo na qual as crianças escolher o querem fazer ; é antes, um processo no qual elas vão desenvolvendo e modificando suas forças físicas e mentais por influência do conhecimento e atividade vindo de fora, da experiência humana ocumulado pelas gerações segundo vigotsky explicou na sua teoria sócio-cultual.
Portanto não podemos nos basear apenas na experiências espontânea, os resultados são causais, dispersos, não sistematizado. A contribuição de Piaget faz mais que isso pois tem função sistematizada Da educação infantil como teoria do processo de ensino de modo a unir a preparação teórica e pratica na formação profissional.
O texto é organizado por Fátima vieira e Dalila Lino e vai discutir a pedagogia da infância. É indicado principalmente aos praticantes de pedagogia e professores da rede municipal e nos mais diferentes cotidianos escolares em que vivem uma boa partir do seu dia e sua vida.
O autor estudado neste texto é o biólogo Jean Piaget. Durante sua infância já era interessado pelo mundo natural, com 10 anos escreveu sua primeira publicação em um jornal cientifico de neuchatil. Em 1915 com  18 anos, Piaget recebe seu diploma em bacharel em ciências naturais. Com 21 anos obtém doutoramento em biologia pela universidade de bausanne, ele tem varias obras nas construção do conhecimento humano.
Uma  delas é a construção do real na criança. Trad. Álvoro Cabral.rio de janeiro: zahar 1970.360p.
E a segunda a epistemologia genética e a pesquisa psicológica. Rio de janeiro:Freitas basto 1974.

0 comentários:

Postar um comentário

Ser professor é ter o nobre ofício de exercer a arte de ensinar.