FAÇA SUA DOAÇAO AO BLOG

Adicione seu e-mail e você receberá nossas DICAS E TRABALHOS no seu e-mail:

Você receberá um Email, Clique no link para Confirmar.Portal Mais Professores

domingo, 23 de dezembro de 2012

Aprendizagem dos conteúdos Segundo sua tipologia



1.        Conteúdos factuais
·         é o conhecimento de fatos,acontecimentos,situações,dados e fenômenos  concretos e singulares
·         exemplos de conteúdos factuais: a idade de uma pessoa,a conquista de um território,a localização ou a altura de uma montanha,os nomes de acontecimento de historia etc.
·         como se aprende quando o aluno ou aluna é capaz de reproduzi-lo e de recordar e expressar de maneira exata o original,quando se dar a data com precisão,o nome sem nenhum erro,atribuição exata do  símbolo.


2.        Conceitos e princípios
·         Os conceitos se referem ao conjunto de fatos, objetos ou símbolos que têm características comuns, e os princípios se referem às mudanças que se produzem num fato, objeto ou situação em relação a outros fatos.
·         São exemplos de conceitos: mamífero, densidade, impressionismo, função, sujeito, romantismo, demografia, nepotismo, cidade, potência, concerto, cambalhota etc.
·         São princípios as leis ou regras como a de Arquimedes, as que relacionam demografia e território, as normas ou regras de uma corrente arquitetônica ou literária, etc.
·         Os dois tipos de conteúdos tratá-los conjuntamente, já que ambos têm como denominador comum a necessidade de compreensão. não podemos dizer que se aprender um conceito ou principio se não se entender o significado e sabemos que faz parte do conhecimento do aluno não apenas quando este é capaz de repetir sua definição, mas quando sabe utilizá-lo para a interpretação, compreensão ou exposição de um fenômeno ou situação; quando é capaz de situar os fatos, objetos ou situações concretos naquele conceito que os inclui.
·         Condições de uma aprendizagem de conceitos e principios são as que permitem que a aprendizagem sejam o mais significativa possivel, e trata de atividades complexas que provocam um verdadeiro processo de elebaroração e construção pessoal do conceito, favorecendo a compreensão do conceito, afim de utiliza-lo para interpretação, o conhecimento de situações ou para a construção de outras ideias.


3.       CONTEUDO PROCEDIMENTAIS
·         É um conjunto de ações coordenadas dirigidas para a realização de um objetivo. São conteúdos procedimentais: ler, desenhar, observar, calcular, classificar, traduzir, recortado, saltar, inferir, espetar, etc.
·         Os conteudos procedimentais estão situados em 3 eixos:
1.       Se define conforme as ações que se realizam, impliquem componentes motores e cognitivos.
2.       O segundo paramentro está determinado pelo numero de ações que intervem
3.       O Segundo parametro tem presente o grau de determinação da ordem das sequencias.

·         A realização das ações que fornecem os procedimentos é uma condição para o aprendizado.
·         A exercitação múltipla é elemento imprescindível para o domínio competente.
·         A  reflexão sobre a própria atividade permite que o aluno tome consciência de sua própria atuação.
·         A aplicação em contextos diferenciados se baseia no fato de que aquilo que aprendemos será mais útil na medida em qual podemos utilizá-lo em situações nem sempre previsíveis.


4.       CONTEUDOS ATITUDINAIS
·         Aprendizagem dos conteúdos atitudinais engloba uma série de conteúdos que por sua vez podemos agrupar em valores, atitudes e normas e cada um desses grupos tem uma natureza diferenciada que necessitará de uma aproximação especifica.
·         De acordo com o autor, os valores são princípios ou idéias éticas que permitem ás pessoas emitir um juízo sobre as condutas e seu sentido. Ex: a solidariedade, a responsabilidade, a liberdade e etc.
·         As atitude são tendências ou predisposições relativamente estáveis das pessoas para atuar de certa maneira, ou seja, é a forma como cada pessoa realiza sua conduta de acordo com valores determinados. São exemplos de atitudes cooperar com o grupo, ajudar os colegas, respeitar o meio ambiente, participar das tarefas escolares e etc.
·         As normas são padrões ou regras de comportamento que devemos seguir em determinadas situações que obrigam a todos os membros de um grupo social.

0 comentários:

Postar um comentário

Ser professor é ter o nobre ofício de exercer a arte de ensinar.