FAÇA SUA DOAÇAO AO BLOG

Adicione seu e-mail e você receberá nossas DICAS E TRABALHOS no seu e-mail:

Você receberá um Email, Clique no link para Confirmar.Portal Mais Professores

domingo, 23 de dezembro de 2012

TRABALHO: Educação, saúde e meio ambiente.



Promoção da saúde: Dimensão individual
Um dos princípios que da sustentação ao conceito de promoção da saúde é a valorização da saúde como componente central do desenvolvimento humano, para assegurar a qualidade de vida e o direito à cidadania, embora esse conceito ainda seja considerado por alguns autores como um processo em constante evolução.
Para melhor entendermos, nos últimos 25 anos, as principais causas de enfermidade e morte estavam relacionadas a três componentes: a biologia humana, o meio ambiente e os estilos de vida.
O estilo de vida esta associado aos hábitos de vidas das pessoas, é uma alerta para as pessoas terem hábitos de vida mais saudáveis. Mas esse avanço tornou-se alvo de criticas porque, ao mesmo tempo em que se pretendia influenciar as pessoas para o alcance de uma melhor saúde, por outro lado culpava-se a própria vitima por sua possível enfermidade.
Para Marc Lalonde, quando o individuo adota hábitos que são considerados prejudiciais a saúde e que tem como consequência a enfermidade ou a morte pode-se afirmar que a vitima contribuiu para elas. À vezes as pessoas sabem que algo faz mal para a saúde e nem se importa. Como uma pessoa diabética, sabe que não pode comer muito doce e continua comendo, isso prejudica a si próprio e contribui para sua possível morte.
Cada pessoa tem que ter um autocuidado com sua saúde, ou seja, seus hábitos alimentares e estilo de vida. Comer só alimentos que fazem bem a saúde e fazer exercícios físicos. Isso contribui para um bom estado físico, mental e social.
A saúde é o resultado dos cuidados que a pessoa faz durante sua vida, e a sociedade tem que fazer sua parte para gozar-mos de um bom estado de saúde.
Pois a saúde é indispensável na vida de qualquer pessoa. A coisa mais importante na vida, sem saúde não somos nada, de quer adianta ter dinheiro, carros e apartamentos e não termos o bem mais valioso “a saúde”.
Autoconhecimento como base para a mudança de atitude
O autoconhecimento refere-se ao domínio pessoal, ou seja, ao conhecimento de si mesmo que da sustentação para a mudança de atitude. Significa encarar a vida como ação criativa, o que implica um constante aprendizado das pessoas para além do nosso cotidiano.
Aprender não significa adquirir mais informações, mas sim expandir o que já sabemos, buscando nossos objetivos para o futuro.
Já a autonomia refere-se como um forte sentido de independência e poder pessoal. Esta relacionada como um sentido de proposito de futuro, expectativas saudáveis, motivação para o alcance de resultados, fé em um futuro melhor e sentido de antecipação e de coerência.
Fatores de risco e fatores protetores
São considerados fatores de risco quaisquer características ou qualidades de uma pessoa ou comunidade que reúna elevada probabilidade de danos à saúde.
Nos últimos anos, as principais causas de morbimortalidade são as doenças crônicas não transmissíveis (hipertensão, diabetes), seguidos dos acidentes de trânsitos e demais violências associadas ao estilo de vida, também contribuem para aumentar as estatísticas. A alimentação inadequada, a vida sedentária, o consumo excessivo de fumo, álcool e outras drogas e o uso irresponsável de armas e veículos a motor.
Já os fatores protetores são os condicionantes do meio capazes de favorecer o desenvolvimento de pessoas ou grupos e, em muitos casos, reduzir os efeitos de circunstancias desfavoráveis. Esses fatores são qualificados em internos e externos.
Os fatores internos referem-se a atributos individuais: autoestima, segurança, confiança em si mesmo, facilidade para comunicar-se e empatia. E isso depende de cada pessoa. Os externos referem-se aos condicionantes do meio que atuam na redução da probabilidade de danos, como por exemplo o apoio social, a integração social e o trabalho.
A promoção da saúde é uma combinação de apoios educativos e ambientais. As pessoas e as comunidades tem de ser conhecedoras dos fatores e condições que determinam a sua saúde e,dessa maneira, possam adotar comportamentos mais saudáveis.
Alimentação
São vários os problemas de saúde ligados à alimentação inadequada, a exemplo dos excessos na ingestão de alimentos que levam a obesidade e a falta de equilíbrio entre os seus diversos nutrientes.
O grupo que gera maior preocupação é constituído pelos adolescentes e jovens de todos os níveis socioeconômicos. Esses não tem uma alimentação saudáveis, trocam as principais refeições para comer massas, refrigerantes (besteiras), ou comem fora de hora. O consumo inadequado dos alimentos geram danos para o organismo.
A alimentação saudável é considerada como um dos fatores essenciais para o crescimento e o desenvolvimento humano e, é importante no desempenho das atividades cotidianas, promoção e recuperação da saúde.
Atividade física
A falta de atividade física esta associada a obesidade, doenças coronariana e problemas na coluna vertebral. Com a vida moderna nas cidades crianças e adolescente crescem no sedentarismo. Sem espaço para lazer, pois a maioria mora em apartamentos, ruas movimentadas e não tem espaço para se divertir, pratica esporte. A única coisa que fazem é assistir televisão, e ela é um dos fatores responsáveis pelo sedentarismo.
A atividade física regular traz muitos benefícios a saúde, e a escola é um ótimo ambiente para sua realização. Afinal, as atividades físicas ajudam a prevenir a hipertensão, diabetes mellitus, a obesidade, aumentando a resistência contra as doenças. Também melhora a resistência física e a força muscular. E podem ser praticadas em qualquer espaço, no ambiente de trabalho, durantes as atividades domesticas, na escola e nos ambientes de lazer, com a pratica de caminhada.
Hábitos de lazer
Cerca de 90% dos fumantes adquire o vicio na adolescência e o fato principal para isso acontecer é a publicidade, pois associam o cigarro a vida saudável, ao esporte, ao sexo e a maturidade.
O habito de fumar prejudica o organismo do fumante e de pessoas que convivem com eles. Tais como bronquite, crônica, doenças cardiovasculares e vários tipos de câncer, em especial do aparelho respiratório. Além disso, o cigarro também é responsável pelo baixo peso ao nascer e por perdas matérias, ou mesmo de vida.
Abuso de álcool
O álcool é responsável por danos á mucosa gástrica, ficado, pâncreas, aparelho cardiovascular e sistema nervoso, também por doenças nutricionais, acidentes, homicídios e suicídios.
O álcool é considerado droga licita. E o consumo vem ocorrendo cada vez mais cedo e com maior frequência entre adolescentes e jovens. Esses começam a beber socialmente, de vez em quando, e quando se deparam já estão dependentes do álcool.
Comportamento sexual
A orientação sexual tem a capacidade de respeita a diversidade de valores, crenças e comportamentos existentes e relativos a sexualidade, conhecimento e valorização do corpo para prazer sexual, identificar e demostrar seus sentimentos e desejos, respeitando o do outro, conhecer e adota praticas de sexo ao iniciar um relacionamento sexual, procurando métodos contraceptivos.
Temos de respeitar o desejo sexual de cada pessoa, pois o preconceito não leva ninguém a lugar nenhum.

0 comentários:

Postar um comentário

Ser professor é ter o nobre ofício de exercer a arte de ensinar.